16 de setembro de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

XXV Domingo do Tempo Comum – 20/09/2015

"De que faláveis pelo caminho?"(Mc.9,33b)
Esta pergunta Jesus Cristo fez aos seus discípulos quando caminhavam com Ele e, portanto, presenciavam tudo o que Ele falava e fazia. Um pouco antes desse momento, haviam ouvido do próprio Jesus Cristo que “O Filho do homem” haveria de morrer e ressuscitar ao terceiro dia.
Jesus Cristo questiona os Discípulos, exatamente porque, percebe que brotam em seus corações o ciúme e a inveja: cada um deles queria ser reconhecido como o “maior”, o “melhor”, o “mais importante”, etc.
Faltou-lhes Sabedoria de Deus. Eles se calaram, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. Jesus Cristo então os chamou e disse-lhes: “Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.” (Cf. Mc. 9, 34-35 ).
Todas as Palavras de Jesus Cristo sempre são ditas com Sabedoria Divina, com a segurança de mestre, sendo sempre uma fonte de questionamentos; elas penetram a nossa consciência e, se não interpretadas à Luz da Fé, nos colocam em crise. Porém é assim que a nossa personalidade cristã amadurece: deixando-nos tocar por suas Palavras.  Fortes; porém, sábias.
“…e tinham medo de lhe perguntar.”(V.32b) Mas, medo de que? Jesus Cristo não deveria amedrontar ninguém! Em nós, esse medo é muito freqüente, esse medo surge sempre no confronto: “Palavra e vida” ou “Fé e Vida!”
Não é apenas uma questão de ter medo ou… simplesmente medo em si, mas a falta de coragem para escutar e viver as Verdades do Senhor. Nenhum de nós, pelos nossos próprios méritos, somos merecedores desse tipo de reconhecimento; somos sim, reconhecidos pela Graça que nos é prodigamente dispensada por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Afinal, aspirar à grandeza é meta de tantos! A ambição em subir na vida não tem limites nem lugar; por ela compra-se, vende-se, trai-se, engana-se. Porém, a vida não é para os acomodados, nem para os que não têm nada a aspirar e vencer.
E para o mundo dos que fazem a vontade de Deus, os que creem nos valores do Seu Reino?

A grandeza do Reino de Deus é avaliada não pela posição mais alta que se ocupa, mas pela disposição em ser alguém de coração puro. Ambição e egoísmo não têm lugar no Reino proposto por Jesus Cristo!
Os interesses humanos, às vezes, criam brigas e discussões pelo primeiro lugar. O interesse cristão é condição para o seguimento dos valores de Jesus Cristo e baseia-se na caridade, na entrega abnegada e humilde. O maior é aquele que se doa! O maior é aquele que, na simplicidade e harmonia, consegue realizar grandes coisas.
Aos Discípulos, Jesus Cristo quis dar exemplo de "humildade", "simplicidade" e "sinceridade". Ele toma pelas mãos uma criança, exemplo de pureza; a criança é sincera, desprovida de maldade, mais ainda, totalmente desprovida de "pré - conceitos".
A cada um de nós Ele continua dizendo…
“Se queres ser o primeiro… Sejas o ultimo de todos!”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário