2 de setembro de 2015

Refletindo o Evangelho do Domingo

XXIII Domingo do Tempo Comum – 06/09/2015

‘“Disse-lhe: ‘Efatá,’ que quer dizer: Abre-te!”’(Mc. 7,34b)
No Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Marcos encontramos, em vários momentos, a preocupação do Evangelista de nos apresentar quem "É" Jesus Cristo.
E tanto mais se admiravam, dizendo: "Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!" ( Mc. 07,37 ).
Esta foi a expressão de admiração usada por testemunhas da cura de um "surdo-mudo" realizada por Jesus Cristo. "... Ele fez bem todas as coisas."
Vejamos com que carinho Ele tratava as pessoas que o procuravam pedindo curas: "Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe a língua com a saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: "Efatá", que quer dizer:    "abre-te!" No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez, e ele falava perfeitamente..." (Mc. 07,33-35).
 Podemos afirmar, com toda certeza, que: Ele faz bem todas as coisas! Quantas curas queremos que Jesus Cristo realize em nossas vidas? Muita cura não é verdade? E o que Ele nos pede?
Ele“Fez bem todas as coisas” é uma expressão que não indica apenas um ato de fazer por fazer, mas é um fazer que revela a profundidade pessoal de Jesus Cristo. É um fazer que salva, que restaura a vida. “Fez os surdos ouvir e aos mudos falar”. Fez milagres! Fazer Milagre é um fazer que muda radicalmente uma ou mais vidas. Milagre não é simplesmente um fenômeno, algo fantástico, espetacular. Milagre é a maravilhosa presença de Deus agindo na existência humana.
Em nossa caminhada pela vida nos encontramos, muitas vezes, tristes, cabisbaixos, surdos, mudos ou… derrotados. Será que estamos nos fechando para a vida? Será que estamos dizendo um “não” a tudo e vivemos bloqueados em nosso pessimismo? Se vivermos assim, corremos o risco de estarmos perdendo o princípio fundamental da vida, “A Esperança”. Abre-te! Diz o Senhor.
Digamos um sim à vida! Mesmo convivendo com problemas e até com situações que não conseguimos explicar. A nossa vontade, a nossa força e a nossa fé são continuamente testadas; mas pertence à toda superação.
Digamos um sim à vida na sua radical profundidade! Não vamos esperar que nos falte forças, busquemos continuamente a proximidade do Senhor, e Ele mesmo, com aquela ordem que vem de dentro da sua amorosa intimidade, nos dirá: Efatá!” Ele mesmo nos tocará com Sua poderosa Ação! Ação de recriar, de redimir, de reerguer e mostrará a eficácia da Bênção, da proximidade, da Graça.
Quem tem o coração aberto para a Ação de Deus não está fechado para a sua maravilhosa Graça. A nossa vida se torna uma proclamação viva da esperança, do otimismo, da coragem de abraçar cada dia com suas surpresas e fecundar a vida com a semente da .
“Eu digo Efatá!… Quero que vivas para a Vida!”
Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário